A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

sábado, 22 de setembro de 2012

Prostrar-se não é necessariamente adorar



Voz da Igreja

Um leitor anônimo deixou o seguinte comentário no post Veneração à Virgem Maria:

"Os católicos dizem que não adoram Maria e os santos, mas vivem se ajoelhando para ela (eles). A Bíblia diz: 'Somente ao Senhor teu Deus adorarás' (Mateus 4: 10)! Portanto, os católicos são idólatras sim!"

A questão é muito simples, mas é recorrente, e já foi magistralmente respondida em diversas publicações católicas, e também em muitas páginas virtuais competentes, como é o caso do ótimo blog da  Associação Diocesana Servos de Maria, ao qual recorremos nesta nossa resposta. Vamos lá:

Ocorre que prostrar-se não significa adoração. E a própria Bíblia Sagrada, que nossos irmãos evangélicos sempre citam (só alguns trechos) e imaginam que seguem à risca, está cheia de exemplos disso. Pena que nossos irmãozinhos não a leiam na íntegra, de uma maneira consciente, com discernimento. Vejamos...

# Podemos ler juntos no Livro de Josué:

"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terraaté a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel." (Josué 7, 6)

- Por acaso Josué, líder do povo de Deus, e os anciãos de Israel estavam adorando a Arca? Eles eram idólatras?

# Em 1 Reis, lemos:

“O profeta Natã entrou e prostrou-se com o rosto por terradiante do rei Davi.” (1Rs 1,22-23)

- Natã, profeta de Deus, estava adorando o rei Davi? Ele era, então, um idólatra ?

# Um pouco mais adiante, está escrito:

"O rei Salomão mandou mensageiros, e fizeram Adonias descer do Altar. Ele então veio e prostrou-se diante do rei, que lhe disse: 'Volta para a tua casa'." (1Rs 1, 53)

- Podemos ver claramente que era costume prostrar-se, isto é, ajoelhar-se diante do rei. Se ajoelhar-se diante de um simbolo religioso (como a Arca), ou diante do rei fosse sinônimo de adoração, todo o povo de Israel seria idólatra.

# Em 2Reis, vemos o seguinte:

“Eliseu atravessou o rio. Os irmãos profetas (...) vieram ao seu encontro e prostraram-se por terra, diante dele”.

- Os profetas de Deus estariam idolatrando, adorando a Eliseu?

Quanto ao ato de um cristão que se prostra diante da Cruz de Cristo, ou diante do Altar, ou diante de algum símbolo religioso como as imagens sacras, São Tomás de Aquino o esclareceu com perfeição: “O culto da religião não se dirige às imagens em sicomo realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.” (Suma Th. II-II, 81, 3, ad3. apud CIC §2132).

Pensamos que a questão está mais do que respondida, com base na Bíblia Sagrada e na Tradição Cristã, que vem desde o início do Cristianismo e permanece até os nosso dias, preservada pela Igreja do Senhor, como está escrito.





Título Original: Prostrar-se (ajoelhar-se) é adorar?


Site: Voz da Igreja
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário