A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

domingo, 2 de setembro de 2012

Constantino, Lutero e o Papa

São Pedro
Voz da Igreja

Um leitor anônimo deixou-nos o seguinte comentário no post "A Igreja Católica foi fundada por Constantino?":

"Boa tarde Henrique, voltei a este blog para contestar suas escritas...
Me explique por que a igreja catolica que se diz cristã parou de ser perseguida com o reinado de constantino? não foi pelo fato de que a igreja aceitou todo o tipo de paganismo que constantino trouxe para dentro da igreja? paganismo este, que fez com que Martinho Lutero se rebelasse contra a igreja catolica,que na época e agora podemos chamar de igreja caótica.... graças a Deus que Martinho Lutero conheceu a biblia e teve coragem de enfrentar quem fosse para revelar a verdade escondida do povo (...) Também elogio suas contestações de muitas igreja ditas cristãs, mas e a contestação ao papa, vc não faz??? de onde inventaram essa de que o papa é o sumo pontifica???"

Respondendo - Boa tarde, anônimo. Quer dizer então que você voltou? Mas quem é você? São tantos que aparecem por aqui, falando sempre os mesmos disparates, e nenhum deles se identifica... Enfim, seja quem for, desta vez você se superou! São tantas tolices juntas, e tão absurdas, que nem sei por onde começar!

"Me explique por que a igreja catolica que se diz cristã parou de ser perseguida com o reinado de constantino?"

Sabe o que realmente me chateia em pessoas como você? É que vocês gostam muito de comentar o post... Sem ler o post! Como é que você pode ter opinião a respeito de um texto que você não leu? Já sei, da mesma maneira que você tem a sua opinião a respeito da Igreja Católica sem conhecê-la. Você parte da caricatura que o seu "pastor" pinta da Igreja, e a partir daí forma a sua opinião. É, pensando bem, partindo de um "evangélico, faz sentido...

Digo isso simplesmente porque o próprio artigo que você está comentando explica muito bem porquê a Igreja parou de ser perseguida. Eu não devia, mas vou lhe ajudar: é que o imperador declarou sua conversão ao cristianismo e publicou um édito suspendendo a perseguição. – E tudo isso é História, consta nos registros da História da humanidade, assim como consta que o primeiro presidente do Brasil foi o Marechal Deodoro da Fonseca, por exemplo, ou que a primeira guerra mundial começou em 1914 e durou até 1918. Se não fossem os registros históricos, nós não saberíamos muita coisa a respeito de nada, sabia?

É para isso que serve a História: para que aprendamos as coisas. E é por isso que não podemos ler somente a Bíblia! Aliás, se você só lê a Bíblia, - única e exclusivamente, - não vai saber quem foi Lutero, esse mesmo que você defende sem ter a menor ideia de quem ele foi. Diga-me sinceramente, por favor: em que livro você leu sobre Lutero? O que você sabe, com certeza, sobre ele? Deixe-me adivinhar: você sabe aquilo que o seu "pastor" lhe disse! Viu como eu sou bom em adivinhar as coisas?

Mas prossigamos com o seu comentário, e depois retomamos o assunto:

“não foi pelo fato de que a igreja aceitou todo o tipo de paganismo que constantino trouxe para dentro da igreja? paganismo este, que fez com que Martinho Lutero se rebelasse contra a igreja catolica,que na época e agora podemos chamar de igreja caótica...."

Bem, à sua pergunta-acusação eu poderia responder com uma só palavra: não. Claro que Constantino não trouxe paganismo para dentro da Igreja, e nem teria como fazê-lo. Mas vou explicar porque...

Você conhece o Credo Niceno? Se não conhece, pode ler aqui neste site protestante. Fiz questão de indicar uma fonte protestante para que você veja o quanto os chamados "evangélicos" são incoerentes: um condena, outro elogia a mesma coisa... Bem, eu o desafio: se você encontrar, na declaração de fé do Credo Niceno, uma letra, uma vírgula que seja, que apresente o menor teor “pagão”, aí eu concordo com você. E sabe quem participou na elaboração desta declaração? O próprio: Constantino, que na cabeça dos falsos profetas teóricos da conspiração, que você chama de “pastores”, foi um “paganizador” do cristianismo original.

 
Fragmento de estátua representando o Imperador Constantino (sec. IV, Museus Capitolinos, Roma)


Mas isso só vale como ponto de referência, pois não é o mais importante. Sabe o que realmente importa? Demonstrar o absurdo da teoria que você veio apresentar aqui. Ao final do seu comentário, você se declarou “mais um herege”. Pois bem: aí, finalmente você falou uma verdade. Uma verdade no meio de tantas barbaridades, mas provavelmente a principal delas tenha sido a blasfêmia contra Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que você pensa que conhece e pensa que segue, só lendo a Bíblia e interpretando-a do seu jeito.

Que blasfêmia é essa? Ora, você está declarando Jesus Cristo como um mentiroso! O que não é de se estranhar, afinal foi isso que o Lutero fez, também. E ele é o seu salvador, conforme você mesmo disse! Não é bem isso? Então vejamos...

Você por certo concorda que a Igreja já existia antes de Constantino, certo? Se disser que não concorda com isso, então a Bíblia está toda errada, pois ela mostra Jesus Cristo fundando sua Igreja, mostra os Apóstolos trabalhando pelo crescimento da Igreja, etc, etc. Além disso, se você disser que a verdadeira Igreja de Jesus Cristo ainda não existia até o tempo de Constantino, o que você estaria afirmando é que nos primeiros três séculos após a Ressurreição de Jesus, não existiam cristãos! E se não existisse Igreja até Constantino, quem é que os imperadores anteriores perseguiam, atiravam às feras, etc.? Acho que você não está assim tão completamente maluco para afirmar isso, certo? Certo. Então, até aqui, concordamos: a Igreja já existia antes de Constantino.

Definido este ponto, o que você diz, literalmente, é: “a igreja aceitou todo o tipo de paganismo...” – São suas palavras. Então, a Igreja já existia, mas a partir do Imperador Constantino, quando os cristãos receberam a liberdade de culto no Império, ela se corrompeu...

Sim, você disse isso. E é nisso que os protestantes/”evangélicos” acreditam. Eu sei muito bem, porque eu também já estive perdido em erro: já fui um de vocês. Graças a Deus, acordei do meu erro! Porque é exatamente aí que está a blasfêmia contra Nosso Senhor Jesus Cristo. - Se a Igreja se corrompeu, então Jesus mentiu, pois Ele mesmo declarou categoricamente: “Sobre esta Pedra eu fundo a minha Igreja: os portais do inferno não prevalecerão contra ela”! (Mateus 16, 18)

E o Senhor também declarou à sua Igreja: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28, 20).

O Senhor Jesus Cristo garantiu que o Inferno nunca prevaleceria contra a Igreja, e prometeu que estaria com ela todos os dias, até o fim dos tempos. E vem você me dizer que essa mesma Igreja se corrompeu, se deixou paganizar por Constantino?! Como eu disse, a única coisa certa em todo o seu comentário é a última linha: você é realmente um herege!

E você ainda diz mais: “graças a Deus que Martinho Lutero conheceu a biblia e teve coragem de enfrentar quem fosse para revelar a verdade escondida do povo...”

Olha o tamanho da arrogância! “Martinho Lutero conheceu a Bíblia”?? É em horas como essas que a mansidão se faz muito necessária para um cristão!

Por piedade, anônimo, aprenda uma coisa de uma vez por todas: se você tem a Bíblia para carregar debaixo do braço, hoje, é graças à Igreja Católica! Foi a Igreja Católica que produziu, canonizou e preservou os textos da Bíblia, através dos séculos. Portanto, a Bíblia é filha da Igreja, e não a mãe da Igreja! - A Bíblia só é o livro sagrado dos cristãos porque a Igreja assim declarou!


Sobre Lutero, o bêbado, herege e blasfemador Lutero, insisto: o que você sabe sobre ele? Em sua obra "Conversas à Mesa" (Tischreden, no original alemão) - que eram anotadas por seus admiradores e foram editadas em forma de livro, o pai dos protestantes/"evangélicos" diz o seguinte:

"Cristo Adúltero. Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: 'Que fez, então, com ela?' Depois, com Madalena,depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15).

O seu herói Martinho Lutero também blasfemou dizendo que Deus "age como louco" ou como "um estultício", isto é, muito tolo: "Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147).

Ao falar do destino, Lutero culpava Deus por todos os crimes do mundo, e dizia que Judas não podia deixar de trair Jesus, e nem Adão tinha liberdade para não pecar. Se você não sabe, essas ideias são 100% gnósticas, isto é, heresia de primeira linha. Considerando que era Deus quem determinava os pecadores a pecar, Lutero conclui, dizendo: "Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Luther, p. 111).

Os escritos pessoais de Lutero foram estudados por Theobald Beer, que publicou um livro sobre eles. Nesses cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica suas doutrinas delirantes.

Como é que os protestantes e "evangélicos" podem seguir Lutero, apesar dessas loucuras e blasfêmias? Simples: a maioria simplesmente desconhece as obras e ideias de Lutero. E quanto aos "pastores" que se dão ao trabalho de ler os escritos do heresiarca fundador do protestantismo? Bem, eles normalmente procuram ocultar tais verdades.

Mais algumas "pérolas" do monge rebelde Martinho Lutero:

# "Moisés é um homem péssimo, servo do deus do mal". (Lutero Tischredden - Conversas à Mesa , n* apud Franz Funck Brentano, Martinho Lutero, ed. p.);

# "Todos os Mandamentos (da Lei de Deus) devem ser abolidos. São mandamentos de Satanás" (Lutero Tischredden, - Conversas à Mesa, apud F. F. Brentano, op cit. p.);

# "A lei não pode dar senão a morte. Ela não é boa nem útil, mas simplesmente nociva. No seu fundo, ela não é senão morte e veneno" (Dictionnaire de Théologie Catholique, Luther, p. 1242);

# "Quanto a Moisés, tende-o por suspeito, como o pior dos heréticos, um homem excomungado e danado, que é pior ainda que o próprio diabo; é o inimigo do Senhor Jesus Cristo" (Rohrbacher, Histoire Universelle de l'Église Catholique, tome XII, 4eme ed, Gaume Freres et J. Duprey Ed., Paris, 1866, pag. 147);

# "Não aceitamos Moisés, ele só é bom para os judeus; não nos foi enviado por Deus" (Propos de Table no. 356, Funk Brentano, Lutero, pág. 190);

# "Se te falam de Moisés para te constranger a aceitar-lhe os mandamentos, responde-lhes atrevidamente: Vai falar de teu Moisés aos judeus! Não sou judeu, deixe-me em paz!"(F.Brentano, pág. 190).

 
Martinho Lutero


Continuam as argumentações(?) do leitor anônimo: “Também elogio suas contestações de muitas igreja ditas cristãs, mas e a contestação ao papa, vc não faz???”

Claro que eu não contesto o Papa, enquanto tal! Ele é o sucessor de Pedro, o Apóstolo a quem o Senhor confiou sua Igreja na Terra! Não que nós, católicos, acreditemos que ele seja "infalível", como vocês gostam de, mentindo, dizer de nós. Ele não é infalível, a não ser quando se pronuncia ex-cathedra (se você tiver interesse em aprender sobre o catolicismo de verdade, antes de criticar, leia aqui). Mas é sobre ele que repousa a autoridade terrena da Igreja, dada diretamente por Nosso Senhor. Por isso, o Cristo Vivo edificou a Igreja sobre Pedro, e por isso mesmo perguntou a Pedro por três vezes se ele o amava, e por três vezes lhe confiou o seu “rebanho”. Está tudo na Bíblia! Ou a sua está com algumas páginas a menos?

O Senhor confiou a autoridade sobre a Igreja aos seus Apóstolos, para que dessem continuidade à sua Igreja, e isso eles fizeram e continuam fazendo, até hoje. A Igreja precisa desse núcleo apostólico, - o Magistério, - porque se não for assim, ocorre exatamente o que está acontecendo hoje com o protestantismo: divisões e divisões e mais divisões. E depois, subdivisões e mais subdivisões, ad infinitum, sem fim. Sabe por quê? Por que quando não há Magistério nem Sucessão Apostólica, a casa cai, se autodestrói!

Pense: se fosse para cada um ler a Bíblia, interpretar do seu jeito e sair por aí alugando salão para dizer que é "igreja", Jesus Cristo não teria dado a autoridade sobre a Doutrina aos Apóstolos, não é mesmo? Depois de fundar a Igreja sobre Pedro, Jesus disse a este mesmo Pedro (que se tornou o líder dos Apóstolos), que tudo o que ele ligasse na Terra seria ligado no Céu, e o que ele desligasse na Terra seria desligado no Céu (Mateus 16, 18). Essa é a autoridade que a Igreja possui na Terra, dada pelo Senhor! E Jesus ainda disse aos Apóstolos que os pecados que eles perdoassem seriam perdoados, e os que eles não perdoassem seriam retidos (João 20, 23)!

Você pergunta: "de onde inventaram essa de que o papa é o sumo pontifica???" - Eu respondo: Bom, aí você pergunta para Jesus Cristo, pois foi Ele mesmo quem inventou que Pedro seria o líder, o condutor da Igreja no mundo, isto é, o Pontífice. A palavra “Pontífice”, neste caso, designa a pessoa mais notável de uma comunidade.

Já sei, você se atrapalhou porque a palavra "Pontífice" não está escrita, textualmente, na sua Bíblia... Certo. Bem, a Bíblia também não fala nada sobre computadores, e aqui estamos nós nos comunicando através desta máquina incrível, certo? O termo Papa não é aplicado a Pedro na Bíblia, literalmente, mas as Escrituras deixam mais do que claro que o Senhor elevou Pedro como o primeiro Papa da família dos cristãos. – E antes que você diga que chamar um líder de “pai” não é bíblico, leia lá em Isaías 22, 21, o próprio Deus dizendo o contrário.

Nosso Salvador, à véspera de deixar este mundo, confiou a Pedro a guarda do seu rebanho, e é importante entender que, naquele momento, confiava-lhe o cuidado de toda a cristandade, fazendo questão de entregar a ele a guarda dos "cordeiros" e também das ovelhas. “Apascenta os meus cordeiros”, repete o Senhor duas vezes; e à terceira, diz: “Apascenta as minhas ovelhas”. “Apascentar”, aí, significa cuidar, governar, guiar, assumir a responsabilidade do rebanho; neste caso, é receber do Divino Proprietário a autoridade sobre o seu Rebanho, que é a Igreja.

Apascentar os cordeiros e as ovelhas é, portanto, governar com autoridade a Igreja de Cristo; é ser o condutor; é ter o Primado. E como se não bastasse, além de tudo isso, todo o contexto do Novo Testamento demonstra que Pedro tinha a palavra final nos assuntos da Igreja primitiva, em diversas passagens.

# É Pedro quem propõe a eleição de um discípulo para ocupar o lugar de Judas e completar o Colégio dos Doze (At. 1, 15-22);

# É Pedro o primeiro que prega o Evangelho aos judeus no dia de Pentecostes (At. 2, 14; 3, 16);

# É Pedro que, inspirado por Deus, recebe na Igreja os primeiros gentios (At. 10, 1);


# Pedro realiza visitas pastorais às primeiras comunidades da Igreja (At. 9, 32);

# No Concílio de Jerusalém, temos a prova definitiva: é Pedro quem põe um fim à longa discussão que ali se travava, decidindo ele que não se deveria impor a circuncisão aos pagãos convertidos, e ninguém ousou opor-se à sua decisão (At. 15, 7-12).

E esta autoridade de Pedro, assim como a de todos os Apóstolos, era e continua sendo transmitida de um homem para outro, sendo eleitos os novos sucessores pelo próprio Colegiado dos Apóstolos, através dos tempos. No caso de Pedro, as Chaves do Reino dos Céus, entregues por Jesus Cristo, vêm sendo transmitidas, nesses dois mil anos de história, através do Papado. Dizer que a autoridade de Pedro morreu com ele seria o mesmo que renegar a Promessa do próprio Senhor Jesus Cristo: "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém".

Se o Senhor prometeu que continuaria com a sua Igreja até o fim do mundo, também a autoridade que ele concedeu à sua Igreja permanece, até o fim dos tempos. Esta é a doutrina católica. Esta é a Palavra de Deus, segundo as Sagradas Escrituras. Esta é a Tradição Cristã, de dois mil anos de história. Quem pregar o contrário, seja considerado anátema. Porque, "de fato, não existem 'dois evangelhos': existem apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós, e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas ainda que alguém, nós ou um anjo baixado do céu, vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que seja anátema" (Gálatas 1, 6-8). Graças a Deus.

Site: Voz da Igreja
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário