A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

domingo, 18 de novembro de 2012

A glória de Deus no Vaticano


Pe. Antonio Fortea
Foto: Mariana Lazarin/Cancaonova.comRecebi uma inspiração de Deus em meu coração, eu me perguntava o que teria em baixo da cúpula de São Pedro. Cheguei a conclusão de que ali estava a base da Igreja.

Padre José Fortea

Dos muitos temas que eu poderia falar para vocês nesta tarde, e depois de pensar e em tudo cheguei a conclusão que pensei em falar sobre o que significa Roma, Papa e o Vaticano. Eu poderia falar para você sobre temas mais espirituais, mas acredito que este seja o tema mais proveitoso.

Faz mais de três anos meu bispo me enviou para fazer meu doutorado em Roma, mas eu não tinha interesse de ir lá naquele tempo. Já havia visitado a cidade algumas vezes, é um lugar bonito, mas eu não gostaria de ficar por ali. Ao entrar na Basílica de São Pedro achava bonita e grande, mas não me impressionava.

Nesta Igreja está certamente o coração da Igreja. Por isso quando fui a Roma uns poucos meses, assim ingressei nela de outra maneira. Porque antes admirava a beleza da Igreja, mas sempre o que vinha em minha mente era a parte estética e naquele momento eu descobri a maravilhosa espiritualidade que existe naquele lugar.

Por de trás de todo aquela beleza esta algo espiritual. Enquanto observava o papa nas cerimônias e a fé da minha mente foi baixando para o meu coração. Desta forma não só apenas acreditava no Primado de Pedro, mas o amava cada vez mais. Assim, nasceu um amor espiritual por São Pedro.

Desta forma quando olho para as congregações romanas ao redor de São Pedro fico realmente admirado, pois ali existe algo bem maior. A partir de agora vejo a dimensão do mistério, pois ali o que é decidido pode afetar toda a Igreja Católica em diversas partes do mundo.

'Deus fala através do seus apóstolos e dos seus sucessores', disse pe. Antonio
Foto: Mariana Lazarin/Cancaonova.com

Eu me descobri amando aquelas diversas congregações romanas, e antes eu via apenas as estruturas. Mas o Senhor me deu uma força para ver o que tinha atrás daquele dimensão.

Nós devemos fazer um esforço para entender o que seria o Vaticano, porque existe muitas pessoas que acreditam e amam o Papa. Muitos dizem: o Papa sim e o Vaticano não. Mas são com as Congregações e Monsenhores que o Santo Padre governa a Igreja. Eles são uma prolongação do Papa, mas o Vaticano é uma obra de Deus.

Nos sabemos que também são obras do Senhor, mas é algo dos sucessores de Pedro para governar a nossa Igreja. Nós pensamos que o Vaticano são milhares e milhares de pessoas que estão trabalhando ao redor daquele lugar, mas na realidade são pouquíssimas pessoas que fazem parte destes movimentos.

As pessoas acreditam que é uma grande estrutura de funcionários, mas são alguns poucos colaboradores que entregaram a sua vida para propagar a fé. As congregações são necessárias dentro do Vaticano para ajudar a nossa Igreja.

Cada departamento do Vaticano tem a missão de cuidar de uma área da Igreja que precisa de uma atenção especial. Acima de todas estas repartições existe o colégio cardinalício que é o conselho com 120 Cardeais que representa todo o episcopado do mundo. Eles vem de diversos países com sua espiritualidade, suas formas de pensar, de países ricos e pobres, grande teólogos, outro missionários e alguns deles chegam ali pela sua fama de santidade.

Quando vejo o Papa reunido com os Cardeais e como se fosse Jesus reunidos com os apóstolos. Nenhum Cardeal representa um apóstolo específico, mas todos juntos correspondem aos discípulos. Portanto o único que remete a São Pedro é o Papa.

Nós não podemos comparar nenhuma cerimônia com aquelas realizadas dentro da Basílica de São Pedro. Por isso eu vejo que aqueles sacerdotes que vivem com simplicidade, mas penso que quando Cardeias precisam vestir as melhores vestes para fazer o culto, mas que dentro da sua casa e sua comunidade precisam viver humildemente.

Quando eu vejo toda a grandiosidade da Basílica de São Pedro, nada pode ser tão grande suficiente para falar de Deus. Quando termino de celebrar a Santa Missa eu vejo todos os turistas que chegam a praça de São Pedro ficarem admirados e vejo os comentários quando entram pela basílica. Fico observando, pois ali chegam pessoas de todos os lugares e muitos que não são católicos.

Todos os dias chegam ali milhares de pessoas, mas muitos pessoas vão chegando ao monte (Vaticano) e de diferentes línguas. Este monte que é a Igreja, tem seu símbolo e seu ícone naquele templo. Nesta Igreja se reúnem todos aqueles que crê.

Deus fala através do seus apóstolos e dos seus sucessores. Aqueles que criticam a cúria romana não se dão conta do significado disso para nossa Igreja.

Nós devemos nos manter firmes na Palavra de Deus. Antes de tudo precisamos manter a nossa fé. Devemos seguir fiéis aos ensinamentos e na leis de Deus, mas devemos ser compreensíveis em alguns casos.

Transcriação e adaptação: Alessandra Borges

--------------------------------------------------------------
Padre José Antonio Fortea
Sacerdote da Diocese de Madri (Espanha)

Título Original: A glória de Deus que existe no Vaticano


Site: Canção Nova.com
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário