A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

sábado, 30 de maio de 2015

Afinal, a Bíblia fala ou não de religião? Sim, fala! E elogia a boa religião!



Afinal, a Bíblia fala ou não de religião? Sim, fala: Em Atos 26,25 ela  diz: "Sabem eles, desde longa data, e se quiserem poderão testemunhá-lo, que vivi segundo a seita mais rigorosa da nossa religião, isto é, como fariseu."; Em Tiago, 1, 26-27 ela diz: "Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião. A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo." Ora, a nova onda protestante é dizer que a Igreja católica não passa de religião e que Deus nunca criou uma religião; pior ainda, muitos afirmarem que "a Bíblia não fala em religião", puro espelho de ignorância. O que ocorre é que, não tendo o que rebaterem num amplo estudo sobre a veracidade da Igreja católica ser edificada sobre a pessoa de S. Pedro ( "...Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja "... (Mt 16,18) ) partem para as invenções mais absurdas, alienadas e delirantes, e por quê não dizer, "satânicas"! São escapatórias que só atingem os despreparados, que não se importam em aprenderem verdadeiramente sobre a Igreja. No texto a seguir, Henrique Sebastião, no site O FIEL CATÓLICO responde a um questionamento destes que se deixam iludir pelos falsos profetas atuais. Deixemos que ele expanda mais o assunto sobre a palavra RELIGIÃO.
Henrique Guilhon 
citada: Bíblia Católica Online


O Fiel Católico

UM LEITOR que se identifica como "Volnei" enviou-nos a seguinte mensagem:

"Mais uma vez [vejo neste site] as intriguinhas religiosas, que me enojam cada vez mais... Deus não tem religião. Deus não criou nenhuma religião. E a prova de que a religião não salva ninguém é Jesus Cristo, que nasceu no meio de uma família judaica, e e sendo judeu, por tradição familiar, Jesus nos ensinou que o caminho da salvação está nele. O problema de católicos, protestantes, espíritas, etc, é que colocam a religião acima de Deus. Fé cega faca amolada. Ficam uns falando mal dos outros, e todos estão errados. Os católicos acham que a igreja foi fundada pelos católicos, mas se estudassem um pouco de história, descobririam que ela na verdade foi fundada pelo imperador romano Constantino, que queria apenas o poder, já que não conseguiu destruir os seguidores de Cristo, "juntou-se" a eles, com o único objetivo de ganhar poder.

Com relação à adoração de imagens, a Bíblia é bem clara com relação a isso, e mostra que Deus não admite adoração às imagens. E outra, que sentido teria Deus enviar seu filho ao mundo para morrer? Os católicos não acreditam que Jesus tem poder suficiente para nos ajudar? Por que pedir a Santos, se eu posso pedir a Jesus? Ele mesmo disse que tudo que pedires em meu nome eu atenderei! Essa adoração à Maria tb, não consigo entender, não há na Bíblia uma razão sequer para endeusá-la, pois é assim que ela é tratada pelos católicos, como uma Deusa, e pior ainda, mãe de Deus. Como ela pode ser mãe de Deus se foi Deus quem a criou? Só existe um caminho, cuja porta é estreita, e esse caminho é Jesus Cristo. Pertencer a essa ou aquela religião, não vai te salvar.

A religião causa desavenças, guerras, confusão... Quantas mortes, guerras, foram causadas pela igreja católica, quantos índios foram mortos,quantas crianças estupradas, quantos escravos foram feitos em nome da "igreja". Quantas pessoas são roubadas todos os dias por pastores, padres e falsos lideres religiosos? E ainda tem gente que defende essas igrejas a ponto de brigar com o próximo, ignorando o mandamento maior: O Amor! A religião é o mal do mundo! A religião é uma tentativa criada pelo homem de se chegar até Deus. Aqueles que adoram a religião, poem Deus em segundo plano e ficam cegas! Jesus é o caminho, a religião é um falso atalho!"

Nossa resposta – Prezado Volnei, pelo conteúdo do seu comentário, fica claro que você não possui o necessário conhecimento a respeito dos assuntos sobre os quais pretende opinar. E preciso dizer que, neste caso, o mais triste não é ignorar a verdade; mais triste é não saber e ainda achar que sabe, que é "doutor" abalizado para criticar e impor suas visões distorcidas como se fossem definitivas, insofismáveis, de aceitação obrigatória. Assim não se aprende nada de novo. Quem acredita que já sabe tudo o que há para se saber sobre determinado assunto está fechado nas próprias convicções; tapa os ouvidos para tudo o que soa diferente de suas "certezas" e deixa escapar o mais importante: a verdade.

Em primeiro lugar, este site não serve, absolutamente, às “intriguinhas religiosas”, como você diz, de qualquer espécie. Tratamos aqui, primordialmente, de catequese, procurando evitar a ofensa, a agressão e o desrespeito, tanto nas perguntas que nos são feitas (são muitas as que não publicamos, infelizmente, justamente por não se enquadrarem neste viés) e nem nas respostas dadas, – embora sejamos forçados a reconhecer que a religião seja um tema sempre delicado, já que envolve convicções profundas e acalentadas com zelo por cada indivíduo. Não é fácil contrariar aquilo que uma pessoa tem como sagrado.

E então você vem com aquele discurso velho e surrado, tão medíocre quanto falso, que todo alienado teológico defende: “Deus não tem religião, Deus não criou religião”... Bem, o mínimo que você terá que fazer, pelo bem da verdade, é admitir que essa afirmação depende direta e completamente do seu ponto de vista, e que é, no mínimo, controversa. "Deus não criou religião" na opinião de quem? Baseado em quê, exatamente, você o afirma com tanta convicção? Na sua própria sensibilidade? Será que você se vê como o famoso "dono da verdade"?

Entenda bem, Volnei: antes de qualquer coisa, para saber se Deus criou religião ou não, – se religião é importante ou não, se religião salva ou não... – precisamos estabelecer o ponto fundamental dessa afirmação, que é definir o que éreligião, afinal. Como é que eu posso estabelecer qualquer afirmação a respeito de uma determinada coisa, sem compreender muito bem o que essa coisa é, antes de tudo? Para emitir opinião sobre determinado assunto, preciso conhecê-lo minimamente, isto é o mais óbvio dos óbvios! Sem isso, eu não estarei emitindo opinião, mas simplesmente impondo meu “achismo” como verdade absoluta, – e proclamando a minha ignorância ao mundo.

Ponto de partida: o significado da palavra

Isso posto, para começarmos a compreender a questão, comecemos pelo começo: o que é religião? E aqui não interessa saber o que eu acho, nem o que você acha. Precisamos encontrar a definição culta e precisa da palavra, livre do que sugerem as imaginações particulares. Façamos então o mais simples e certo: consultemos o léxico. Nem o que você pensa nem o que eu suponho, mas sim o que este vocábulo realmente quer dizer em nosso idioma. Pois bem; no Michaelis, constam as seguintes definições para "religião": "Serviço ou culto a Deus; sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao Criador; culto externo ou interno prestado à divindade; Fé; Prática dos preceitos divinos ou revelados".

Ao reproduzir acima o texto do dicionário, quis destacar em negrito as assertivas mais importantes. Acabei por notar, porém, que a definição inteira é vital! Cada sinônimo dado à palavra ajuda sobremaneira a esclarecê-la, e torna bem clara a sua compreensão. Em nosso idioma, religião simplesmente é:

• O culto a Deus, seja externo (que se presta por meio dos nossos atos, das posturas que adotamos perante a vida, das nossas obras de caridade) ou interno (em nossa fé mais profunda, nossa espiritualidade, nossa devoção e santo amor a Deus e ao nosso próximo);

• O sentimento de dependência que nos liga ao Criador; em outras palavras, é reconhecer nossa pequenez, humildade e insuficiência diante da infinitude, supremacia e onipotência divinas, – o que significa, simplesmente, adoração;

• A fé. – Note-se bem que, na língua culta, fé e religião são sinônimos. Ter fé é ter religião, e quem não tem religião não tem fé. Mesmo que não se integre uma instituição religiosa ou se adote determinada doutrina formal, professar a fé em Deus já é uma forma de confissão religiosa;

• A prática dos preceitos divinos ou revelados. Em outras palavras: quem pratica a Vontade de Deus pratica a verdadeira religião.

Mais simples e mais certo do que isto, impossível. A confusão só pode partir de quem não procura realmente conhecer a verdade, ou de alguém que antepõe outros interesses pessoais ao desejo sincero de saber o que é verdadeiro e o que não é. O fato é que, se estamos falando de cristianismo, sim, Deus criou religião, e a verdadeira religião é fundamental para que nos aproximemos dEle.


A origem da palavra


O vocábulo "religião", no sentido original, deriva do latimreligio, religionis, que quer dizer “culto, prática religiosa, cerimônia, lei divina, santidade”. Existe alguma controvérsia quanto à etimologia da palavra, no sentido de se definir de qual verbo esse substantivo seria a forma nominal: se de religare ou de religere, – mas essa definição não é tão importante, já que os significados de um e de outro são muito próximos, e o sentido que para nós interessa permanece o mesmo.

Religare significa “religação": quer dizer "religar, reatar, ligar bem e justamente”1. A tese de que a palava deriva do religare vem desde Lactâncio (séc III/IV dC). No caso que ora estudamos, religare quer dizer religar ao Divino, a Deus. – O ser humano, por seu egoísmo, ignorância, fraquezas, apegos e desejos desordenados (pecado) encontra-se separado, desligado de seu Criador. Religião, assim, é o ato ou a prática de se retomar essa ligação perdida, sendo que, no contexto do cristianismo, Jesus veio nos trazer exatamente isto.

Na outra versão, a forma derivaria de relegere, que quer dizer “retornar, reler, rever, reaver, revisitar, retomar o que estava largado ou perdido”1. O filósofo Cícero (De Natura Deorum, de 45 aC), defendeu esta etimologia. Nesse caso, para os cristãos, religião se referiria ao ato de reler sempre a Palavra ou Verbo de Deus, ou, mais profundamente, de retornar incessantemente ao Caminho, que para nós, cristãos, é Cristo; ou, ainda, retomar nossa ligação (novamente) original com Deus. Religião, assim, é retomar a dimensão espiritual da vida, da qual as preocupações e cuidados mundanos tendem a nos afastar. 

Agora, tendo compreendido bem do que exatamente estamos falando, retomamos o raciocínio de Volnei, que assim poderemos perceber, com toda a clareza, é absolutamente desprovido de sentido:

“E a prova de que a religião não salva ninguém é Jesus Cristo, que nasceu no meio de uma família judaica, e e sendo judeu, por tradição familiar, Jesus nos ensinou que o caminho da salvação está nele. O problema de católicos, protestantes, espíritas, etc, é que colocam a religião acima de Deus.”

Depois de entender o que significa religião, ao lermos a afirmação acima notamos como carece de qualquer razão: se Jesus ensinou que o Caminho da salvação está nEle, então nós precisamos ouvir o que Ele diz, seguir o que Ele ensinou, observar o seu exemplo. E fazer isso é, exatamente, praticar a religião. Então, essa separação entre Jesus e religião simplesmente não é possível. Vemos que a confusão se dá no fato de o leitor atribuir ao vocábulo "religião" um significado equivocado.

Vou dar alguns exemplos para ajudar a clarear ainda mais a questão: Jesus mandou a Igreja batizar aqueles que cressem e aderissem ao Evangelho. Celebrou e mandou celebrar a Eucaristia em sua memória. Mandou observar uma série de regras morais. Edificou sua Igreja sobre o Apóstolo Pedro, e conferiu aos seus Apóstolos a missão de conduzir esta mesma Igreja, dando-lhes autoridade para tanto. Mandou que confessássemos os nossos pecados, e decretou que os pecados que seus Apóstolos (e seus sucessores, evidentemente) não perdoassem, não seriam perdoados por Deus Pai. Pois bem, são exatamente estas e outras coisas semelhantes que a Igreja faz e ensina a fazer, obedecendo ao que ensinou Jesus Cristo. A todo este conjunto de coisas é que chamamos religião.

"se estudassem um pouco de história, descobririam que ela na verdade foi fundada pelo imperador romano Constantino, que queria apenas o poder, já que não conseguiu destruir os seguidores de Cristo, "juntou-se" a eles, com o único objetivo de ganhar poder..."

Então quer dizer, Volnei, que a História diz que Constantino inventou a Igreja?! Bem, aqui você caiu no meu conceito, e caiu muito. Para ser honesto, você despencou num poço profundo, de ignorância e preconceito da pior espécie. Saia dessa! Que história seria essa, que você nos recomenda estudar? No grupo que constitui o apostolado responsável por este site, somos todos graduados, seja em Letras, História, Filosofia ou Teologia. – Não o dizemos com arrogância, mas apenas para deixar claro que não estamos aqui jogando palavras ao vento ou nos aventurando a falar daquilo que desconhecemos. – Mas parece que a sua fonte foi algum gibi ou algum livreto de histórias da carochinha. Ou então (bem mais provável) você ouviu essa tolice da boca de algum ignorante completo e acreditou, sem se importar em checar se havia a possibilidade de se tratar de um tremendo e colossal disparate. Então, por favor, já que você nos recomenda o estudo da História, queremos saber qual a sua fonte. Esperamos ansiosos.

O que a História mostra, de fato, é que Constantino revogou a proibição do culto cristão no Império romano, através do Édito de Milão. Aliás, no tempo de Constantino, o Papa era Melcíades, 32º Sumo Pontífice da Igreja depois de Pedro, e estes são dados históricos mais do que comprovados. Assim, não há como se afirmar que Constantino seja o fundador da Igreja, já que ele apenas deu liberdade aos cristãos, – que obviamente já existiam desde o ano I da Era Cristã, – acabando com mais de dois séculos e meio de perseguição e martírios. Trata-se de uma questão extremamente simples, fácil de compreender e impossível de se negar. É preciso um altíssimo grau de alienação da realidade para aceitar a ideia de que tenha sido um imperador romano o fundador da Igreja, a partir do século IV! Nenhuma igreja protestante histórica (mais antigas) adota esse tipo de teoria da conspiração maluca para renegar a autoridade da Igreja Católica, pois tanto seus pastores quanto seus adeptos são pessoas de melhor formação. Se quiser entender melhor essa questão, por favor, leia aqui, pois nós já esclarecemos este assunto, em detalhes.

Aliás, Volnei, você mesmo se contradiz, afirmando que Constantino, não conseguindo vencer os cristãos, juntou-se a eles. Ora, mas não foi ele quem inventou a Igreja? Se ele se juntou à Igreja para ganhar poder, como você diz, então você admite que a Igreja já existia antes dele (?!).


Imagens na Igreja, mais uma vez...


Com relação à adoração de imagens, a Bíblia é bem clara com relação a isso, e mostra que Deus não admite adoração às imagens...
E aí vem você, depois de uma centena de ditos “evangélicos”, gritar mais uma vez que nós, católicos, "adoramos" imagens, e que imagem na Igreja é sinônimo de idolatria... Bem, nós já respondemos a essas acusações uma centena de vezes, também. Mas a paciência é uma grande virtude, na qual, eu confesso, sou falho. Logo, tentarei exercitá-la. Aí vamos nós...

Para você, "a Bíblia é clara em proibir as imagens"? Mas você disse que não tem religião! Ora ora, se você crê na Bíblia, então você tem religião, sim senhor. E pelo teor da sua fala, pelas suas acusações, premissas básicas e expressões, a sua religião é a religião do livro, aquela que ensina que Deus se resume à interpretação do livro. Você é, como já está mais do que claro, mais um "evangélico" preconceituoso, que memorizou meia dúzia de passagens das Sagradas Escrituras e se acha no direito de caluniar a Igreja Católica, – a mesma Igreja que produziu e canonizou, sob a inspiração do Espírito Santo, a Bíblia que carrega debaixo do braço.

Mas você anda lendo bem a Bíblia? Lê com boa vontade, com o desejo sincero de encontrar a Verdade? Ou você diz "amém" para tudo que o "pastô" diz? A minha Bíblia diz que Deus mesmo ordena a confecção de imagens, em diversas situações: manda esculpir e colocar querubins sobre a Arca da Aliança, o objeto mais sagrado do Antigo Testamento. Manda Moisés esculpir uma serpente de bronze, através da qual opera a cura no povo. Manda Salomão construir seu Templo repleto de imagens, com esculturas de anjos, de bois, de leões, de querubins de duas cabeças, de seres alados, etc, etc... E veja bem, são imagens de uso cultual, relacionadas diretamente ao culto divino. Está tudo na Bíblia! 

Então, vou explicar de novo: idolatria não é usar imagem no culto; isso sempre aconteceu, desde o tempo de Moisés: o problema estava nas imagens dos ídolos, as imagens dos deuses pagãos. Idolatria seria adorar uma imagem como se fosse Deus ou um deus. Isso é tão óbvio! Você acha mesmo que nós, católicos, somos tão ignorantes a ponto de achar que imagens de gesso são deuses? Sabe, eu não acredito que você realmente pense isso. Acho que você só teve uma formação equivocada. Acho que você teve a cabeça feita por algum falso profeta que chamam de "pastor", e perdeu a capacidade de pensar por si mesmo. Se você tiver humildade suficiente para aprender coisas novas, leia aquio que já publicamos sobre esse tema tão manjado. Se quiser aprofundar, há ainda mais aqui.


Contestações "evangélicas": as mesmas de sempre


Quanto ao resto de sua mensagem, perdoe-me, mas é o mesmo blablabla de sempre: pedir aos santos, "adorar" Maria... 

Para nós, católicos, os santos são nossos irmãos do Céu, como diz a Bíblia: “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus” (Ap 14, 12), e a Igreja Católica nunca, jamais ensinou ninguém a "adorar" Maria ou qualquer dos santos. Se você me mostrar onde o Catecismo católico ou qualquer documento de qualquer Papa diz que devemos adorar Maria ou outro santo, eu lhe dou razão.

Você tem razão: não há motivo para "endeusar" a Virgem Maria, – pois cremos em um só Deus em Três Pessoas, – mas há motivos de sobra para honrá-la, amá-la e venerá-la: ela e somente ela abrigou Deus em seu ventre por nove meses, deu-lhe à luz, protegeu-o quando Ele se fez, por amor a cada um de nós, um bebê indefeso. O Sangue salvador que fluiu no Corpo do Cristo, e que foi derramado na cruz, é o mesmo Sangue que corria nas veias de Maria. Sim, porque Deus se fez homem por meio de Maria, foi de sua natureza humana que o Senhor fez seu próprio Corpo. Você já pensou nisso? 

Você diz ainda que Maria não pode ser mãe de Deus, e eu lhe pergunto: Jesus é Deus? E quem é a mãe de Jesus? Está difícil demais acompanhar este raciocínio elementar?

Além de tudo, meu pobre Volnei, – cúmulo dos cúmulos, – me parece que você se vê como mais "sábio" do que o próprio Espírito Santo! Por quê? Bem, você diz que não podemos chamar Maria mãe de Deus, mas o Santo Espírito, que é DEUS, assim proclamou Maria, por meio de Isabel, como vemos no Evangelho segundo S. Lucas (1, 39-45): “Como posso merecer que a mãe do meu Senhorvenha me visitar?"... – Sim, a Escritura afirma objetivamente que Isabel deu a Maria esse título por estar cheia do Espírito Santo (Lc 1, 41).

Por fim, sobre essa pequena coletânea de sofismas que você postou ao final do seu comentário, sobre a Igreja ter sido uma grande vilã da História, só posso lhe deixar uma dica de ouro: estude, estude e estude, e estude com interesse isento, imparcialmente. Não queira comprovar esta ou aquela opinião, mas busque antes e acima de tudo a verdade. Ao final deste post, deixo uma pequena lista de bons livros sobre o assunto, de bons autores, isentos, respeitados. São obras acadêmicas e outras de leitura mais fácil, mas todas para quem quer realmente aprender, e não se deixar afundar no poço sem fundo do preconceito e da alienação. 

Para adiantar outros possíveis (e previsíveis) futuros questionamentos seus, deixo aqui uma lista com as principais contestações "evangélicas" já respondidas neste site, assim fica mais fácil.

Finalizando, observo mais uma vez que é muito engraçado que você, que critica a religião, venha defender ferrenhamente uma religião específica, a religião do livro, a religião dos "evangélicos". Todas as afirmações que você fez, como já disse, evidentemente saíram da boca de algum "pastor" e se instalaram na sua mente, travestidas de verdades absolutas! Você comprou a religião do "pastor", e pior: ainda acha que não tem religião...

Deus os abençoe e lhes conceda discernimento, é o que peço em minhas orações.

Henrique Sebastião
_________
1. BIANCHI, Ugo. The Notion of "Religion" in Comparative Research. Roma: L'erma di Bretschneider, 1994, p. 63-73.

_________Bibliografia recomendada:





• WOODS Jr. Thomas E. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental, São Paulo: Quadrante, 2008.

• CAMMILIERI, Rino. La Vera Storia dell´Inquisizione, Piemme: Casale Monferrato, 2001.

• AYLLÓN, Fernando. El Tribunal de la Inquisición; De la leyenda a la historia. Lima, Fondo Editorial Del Congreso Del Perú, 1997.

• WALSH, William T. Personajes de la Inquisición. Madrid, Espasa-Calpe, S. A., 1963.

• FALBEL, Nachman. Heresias Medievais. São Paulo: Perspectiva S. A., 1977.

• Revista História Viva nº 32, especial Grandes Temas / "A Redescoberta da Idade Média", São Paulo: Duetto março/2011, p. 52.

Título Original: Jesus e a Religião


Site: O Fiel Católico
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário