A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O espírita é um cristão?



Voz da Igreja

Um leitor anônimo deixou-nos o seguinte comentário no post "Chico Xavier, o espiritismo, Jesus Cristo e o catolicismo":

"Só não entendo uma coisa: Dos Espíritas para os católicos e membros de outras religiões cristãs há um grande respeito, no entendimento de que todos são cristãos enxergam os ensinamentos de Jesus sob diferentes ângulos. Nisso, um padre entrevistado pelo globo repórter exibido recentemente, sexta - 29/03, está de acordo. Então não entendo o afã de alas respeitáveis da Igreja em combater as idéias espíritas, taxando-as de hereges e muitas vezes execrando bispos ou padres com a cabeça "mais aberta" por serem mais condescendentes. Será que estamos ainda na Idade Média? Por que tanto radicalismo? O fato é que independentemente da insatisfação dos "Verdadeiros Católicos" as idéias espíritas avançam porque consolam e esclarecem racionalmente os porquês da vida, de forma simples e objetiva! Percebo que à par de qualquer movimento contra, ou à revelia de qualquer dirigente dessa ou daquela religião, ele - o espiritismo - penetra no coração das massas, sem exigir que o indivíduo renegue sua religião, mas dando mais ferramentas para o fortalecimento de sua própria Fé individual. Prevejo que é justamente aí que, por um movimento bem popular, é que as religiões no futuro se reformarão, caminhando para um ecumenismo, sob pena de ruírem! Muitos alegarão que o Espiritismo seria intrumento de Satanás para destruir a Única e Vedadeira Igreja de Cristo (A Igreja Católica Apostólica Romana). Mas confesso que acho isso um absurdo teológico, pois seria Satanás assim tão mais forte que Deus, a ponto de gerarem tanto mal estar aos críticos do Espiritismo? Fica por aqui meu pensamento, ao qual espero que sirva de material para reflexão de todos, sem radicalismos e sem desrespeitos, pois quem as escreve é apenas um simples irmão de crença cristã...abraços!"

Nossa resposta:

Seja bem vindo, anônimo. O que você diz que não entende, humildemente, eu posso esclarecer. São muitos pontos equivocados no seu comentário. Vejamos:

1. Você diz que "dos Espíritas para os católicos e membros de outras religiões cristãs há um grande respeito, no entendimento de que todos são cristãos(...)".

Começamos mal. Cristão é uma coisa, espírita é outra, e não estou aqui defendendo um ponto de vista de fé. Até os pesquisadores da ciência das religiões acadêmicos concordam nesse ponto.

Entre os fundamentos mínimos para alguém ser considerado "cristão", um dos principais é crer em Jesus como o Cristo, isto é, como o Filho de Deus, Salvador da humanidade. Os espíritas não creem nisto. Outro fundamento absoluto é crer que o Cristo ressuscitou verdadeiramente, em Corpo e Alma, dentre os mortos. Os espíritas também não creem nisto. Os cristãos, desde sempre, assumiram o Batismo como Sacramento, como porta de entrada para a própria vida cristã. Já os espíritas... também não creem nisto.

Se avançamos um pouquinho nesta linha de raciocínio, facilmente comprovamos que um espírita não reúne nenhum dos mínimos pré-requisitos para que seja chamado cristão. Acho que nem é necessário explicar que não basta usar o nome de Jesus e fazer caridade para ser cristão.

2. Em segundo lugar, não é verdade que os espíritas tem "um grande respeito" pelos católicos. Em nossa postagem sobre Chico Xavier mesmo (leia aqui), recebemos centenas de comentários com xingamentos, palavras chulas e ofensas absolutamente gratuitas, sendo que a maioria ataca a Igreja Católica sem nem ao menos tentar refutar os fatos que ali estão sendo demonstrados.

Poderia citar também “Emmanuel”, livro de cabeceira da maioria dos espíritas, no qual Chico Xavier fala sobre algumas “revelações” que lhe teriam sido ditadas pelo “espírito de luz Emmanuel” sobre a Igreja Católica. Entre elas, encontramos uma verdadeira coleção de ofensas e agressões aos Papas, à Igreja, aos padres... E muitas mentiras. Já abordamos essa questão neste blog, numa postagem em duas partes, que você pode ler acessando este link.


3. Outra grave confusão de sua parte: você cita "um padre entrevistado pelo globo repórter", favorável ao diálogo inter-religioso, e depois completa: "não entendo o afã de alas respeitáveis da Igreja em combater as idéias espíritas, taxando-as de hereges"...

Em primeiro lugar, hoje a Igreja apoia o diálogo inter-religioso no intuito de promover uma boa convivência entre pessoas e nações, inclusive no interesse da paz mundial. Porém, é muito importante entender que isto não quer dizer concordar com o que pregam todas as religiões, e muito menos dizer que todas as religiões "são iguais" ou coisa parecida. Nada disso. A doutrina da Igreja Católica é clara, e permanece a mesma desde sempre, porque a Verdade não muda conforme o desejo ou o gosto dos seres humanos.

Vez em quando surgem "notícias" dando conta que o padre fulano teria declarado que acredita na comunicação com os espíritos, ou que o padre ciclano "concorda" com a doutrina espírita... Há um vídeo no Youtube, por exemplo, em que um "padre" da "igreja católica brasileira" é desonestamente apresentado como padre católico, defendendo o espiritismo e renegando a doutrina católica.

Esse tipo de "notícia" nunca cita suas fontes, tratando-se quase sempre de boatos ou de deturpação da realidade. Mas, - isto é muito importante, - ainda que algum padre, por qualquer motivo, realmente aprovasse as práticas espíritas, isso não significaria que a Igreja confirma ou aceita o espiritismo, de modo algum. Aliás, tal padre seria advertido e afastado de suas funções, com toda a justiça. Se acredita nas propostas do espiritismo, seja honesto e torne-se espírita!

Para quem se interessa em conhecer a verdade dos fatos e quer saber em que a Igreja realmente crê e o que prega, basta saber que toda decisão doutrinária da Santa Sé é publicada em documento assinado pelo Papa ou por seus colaboradores: a coleção “Acta Apostolicae Sedis”, que é o órgão através do qual são divulgados todos os atos oficiais da Santa Sé (faça a sua pesquisa por aqui). Nenhum teólogo ou padre, falando isoladamente, pode ser tido como representante do pensamento ou da doutrina oficial da Igreja.

A Verdade que a Igreja prega e defende não depende da "opinião" do padre a, b ou c. Estas verdades estão definidas e autenticadas pelo Magistério da Igreja, e podem ser mais perfeitamente entendidas na leitura do Catecismo da Igreja Católica. Pesquise ali e entenda o que é catolicismo de fato. Clicando neste link você pode baixar gratuitamente a versão resumida, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

4. Você nos acusa de radicalismo, mas a verdade é que nós vivemos num tempo em que simplesmente falar a verdade é visto como um ato de radicalismo, um gesto de fundamentalismo, de arrogância, etc... Para ser "humilde", no entendimento dos "moderninhos" de plantão, é preciso assumir uma postura 100% relativista, e dizer que "talvez" o azul seja vermelho, ou que dois mais dois até podem resultar em cinco...

Mas a Igreja de Cristo nunca fará isso, porque o seu compromisso é com a Verdade. Ela não pode compactuar com a mentira em nome da paz e da boa convivência com todos.

Então, veja que não se tratam de "alas da Igreja" que consideram o espiritismo uma heresia, como você diz. A verdade é que, segundo a doutrina católica de sempre, o espiritismo é uma heresia. Ponto. Por outro lado, é claro que existem (como sempre existiram) aqueles que se declaram católicos sem nem sequer conhecer a Igreja direito... A Igreja Católica sempre será contrária às ideias espíritas.

Para facilitar a compreensão dessa questão, imagine que eu me declarasse espírita e dissesse que o Allan Kardec foi um grande picareta, que não existe reencarnação e nem comunicação com os espíritos dos mortos, e que todos os médiuns são charlatães. Eu ainda seria espírita?

Bem, é exatamente este o caso daqueles que se declaram católicos mas dizem que simpatizam com a doutrina espírita. São doutrinas não só diferentes, como também opostas, antagônicas. A partir do momento em que eu acredito em reencarnação, por exemplo, já não sou mais católico. Simples assim. Podemos e devemos conviver bem com todas as pessoas, devemos respeitar o seu livre direito de crer no que quiserem, de escolher a própria religião. Mas conviver bem com todos é muito diferente de concordar com todos.


5. Você diz que "as idéias espíritas avançam porque consolam e esclarecem racionalmente os porquês da vida". De vez em quando eu escuto esse argumento, e, com todo o respeito, esta deve ser a maior balela, a maior tolice que alguém já criou para tentar defender o espiritismo! Para quem busca Deus, não importam os argumentos aparentemente "racionais", supostamente "lógicos" ou que me tragam conforto. O que importa é a Verdade!

Vou exemplificar a situação: quando criança, eu tinha o inocente desejo de conhecer o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens, e participar das suas aventuras. Isso me daria grande prazer. Os espíritas gostam muito de explicações sobre os outros mundos, e o Monteiro Lobato explicou e descreveu muito bem certos lugares maravilhosos e seus habitantes, como o "Reino das Águas Claras" e outros. Quando cresci um pouco, interessei-me por todo o riquíssimo universo da célebre obra "O Senhor dos Anéis", descrito ainda mais detalhadamente pelo gênio J. R. R. Tolkien.

Mas eu nunca vou conhecer o Reino das Águas Claras, governado por um peixe chamado "Príncipe Escamado", e também nunca vou passear nos campos dos reinos da Terra Média, onde habitam seres fantásticos, simplesmente porque eles não existem! Não adianta estudar sobre realidades belas e agradáveis, mesmo que me tragam grande conforto, mesmo que me pareçam muito "racionais", se elas não correspondem à verdade.

Além disso, de fato, a doutrina espírita não tem absolutamente nada de racional. Por favor, com humildade eu peço: leia no link a seguir a nossa postagem "A teoria da reencarnação e suas implicações", e entenda porquê.

6. Você fala em "ecumenismo", mas fica claro que não conhece o significado da palavra: "ecumênico" é um termo que sempre foi usado pela Igreja Católica no sentido de reunião do conjunto dos bispos. Dessa forma, um Concílio que reúna os bispos católicos do mundo todo é um concílio ecumênico, mesmo que seja uma reunião só de católicos.

No final do século passado, a palavra "ecumenismo" passou a ser utilizada para definir um movimento surgido nos meios protestantes, buscando a reunião de todas as seitas protestantes. Bem, a Igreja Católica, há muito, pede a Unidade Cristã: promover a reintegração de todos os cristãos em unidade é de fato a Vontade de Jesus Cristo. A Igreja expressou essa Vontade através do Concílio Vaticano II, no Decreto Unitatis Redintegratio (de 1964).


7. Por fim, você pergunta se Satanás seria mais forte do que Deus, por ter gerado o espiritismo como um instrumento para destruir a Igreja de Jesus Cristo, provocando grande mal estar entre os católicos fiéis. Não, não se trata de ser mais forte, mas sim de estar no comando do mundo. Vejamos:

Jesus disse: “Será lançado fora o governante deste mundo.” E acrescentou: “O governante do mundo está chegando; ele não tem poder sobre mim” (Jo 12,31; 14,30; 16,11). - Vemos que o governante deste mundo está em oposição a Jesus.

É interessante notar que, apesar do desejo natural de todo ser humano de viver em paz e harmonia, as nações e povos continuam se odiando e matando uns aos outros. Os seres humanos, que anseiam por paz e a felicidade, seriam capazes, por si mesmos, de cometer tantas atrocidades contra seus próximos, como vemos diariamente nos noticiários? Que forças impulsionam os homens a tais atos tenebrosos?

A Sagrada Escritura mostra que há uma força inteligente e invisível controlando o mundo: “O mundo jaz no poder do maligno”(1Jo 5,19), e o identifica: “o chamado diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro” (Ap 12,9).

Ao ser tentado pelo diabo, Jesus não contestou o papel de Satanás como governante desse mundo (Mt 4,1-10). E como Satanás tentou Jesus? Oferecendo-lhe “todos os reinos do mundo”. Teria a oferta de Satanás constituído realmente uma tentação se ele não fosse de fato o governante de "todos os reinos do mundo"?

Esse governante mundial invisível, que não está só mas conta com um exército ao seu favor (Lc 11,17-22; 2 Ts 2,9; 1Pd 5,8 )está decidido a desviar toda a humanidade do Caminho de Deus. Uma das maneiras com que estes maus espíritos fazem isso é promovendo a ideia de que haverá uma nova chance, para todos nós, de refazer as coisas e recomeçar tudo de novo, neste mundo ou em outro, independente daquilo que cremos e do que fizemos mesta vida. Ninguém precisaria se preocupar, pois todos teriam a chance de nascer de novo, de recomeçar numa nova vida, sob uma outra identidade, infinitas vezes, até atingirmos a perfeição.

Assim, um espírito mau pode falar com parentes ou amigos vivos de algum falecido, quer através de um "médium" quer através de uma voz que provém dos domínios invisíveis. A voz pode falar como o falecido, sendo na verdade um demônio.

Visto que o espiritismo pode potencialmente colocar uma pessoa sob a influência de demônios, devemos resistir às suas doutrinas e práticas, não importa o quanto pareçam belas, consoladoras e elevadas.

Rezamos por sua vida, leitor anônimo, e pelas vidas de todos que se encontram perdidos nos descaminhos do espiritismo.

Com amor fraterno e honestidade,

Henrique Sebastião

Título Original: Espírita é cristão? Ecumenismo, espiritismo e Igreja Católica


Site: Voz da Igreja
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário