A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Visão deturpada sobre a Idade Média - As mentiras transmitidas ao longo da história pelos inimigos da Igreja

Catedral de Notre-Dame - Paris

Este é um trecho retirado do livro "Uma história que não é contada", editora Cléofas, pp 76-79, do prof. Felipe Aquino, doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo ITA e mestre na mesma área pela UNIFEI.
Prof. Felipe Aquino em palestra

Apresenta o programa "Escola da Fé" , transmitido às quintas feiras às 20:30 pela TV Canção Nova. Aqui, a intenção não é simplesmente fazer uma propaganda, mas uma divulgação importantíssima desta obra, que trata dos grandes feitos da Igreja Católica ao longo da história da humanidade e que as escolas e universidades nada se interessam em apresentar, aliás, você sabia, irmão (ã) católico (a), que foi a Igreja quem criou a universidade? Mas para as mesmas, essa informação "passa batido" ou deturpada. Vale a pena conferir e divulgar esta obra, assim como também o livro "Para entender a Inquisição", do mesmo autor, com mais de 300 páginas, tratando deste tema super polêmico e muito usado contra a Igreja, por pessoas ou pouco esclarecidas ou simplesmente mal-intencionadas mesmo.
Henrique Guilhon

*******************************************************************

Muitas vezes vemos ser usado o termo "Idade das Trevas" para se caracterizar a Idade Média cristã; é um grande absurdo e preconceito contra este tempo e contra a Igreja, além de ser um grave erro histórico.

A Idade Média não foi um período de desorganização política, econômica e cultural; não foi um período de desprezo da razão e da morte do saber e da ciência. Essas mentiras absurdas e anti-históricas, foram inventadas pelos filósofos iluministas, que, acreditando serem eles os "iluminados" pela "deusa da razão" que entronizaram na Catedral de Notre Dame de Paris, na época da Revolução Francesa ( 1789 ), odiavam a Idade Média por ser este um período em que a Igreja católica mais exerceu a sua boa influência no mundo.


Diderot
Debaixo de um ódio ideológico à Igreja católica, Diderot, D' Alembert, Montesquieu, Rousseau, Turgot, Condorcet, Voltaire... deram à Idade Média o título de "Idade das Trevas", chamando o movimento deles de "Iluminista", uma vez que diziam "jogar a luz sobre as trevas" da Idade Média e da Fé Católica ( Souza T. F., 2007 ). "Eles acusavam, como veremos, a Igreja de Inimiga da razão e do desenvolvimento das Ciências; e que pretendia encarcerar o homem nas trevas da Religião através dos dogmas; e inimiga da liberdade. Neste livro você poderá constatar que tudo isso é uma grande falsidade e ódio gratuito a Igreja católica".

Para os iluministas, a Idade Média foi a Idade do Atraso, onde o conhecimento era reservado a poucos; o saber dominado pela Igreja, que assim dominava o povo ignorante com superstições e misticismos; e que cientistas eram assassinados e "grandes filósofos" calados nas fogueira da Inquisição, etc...

Lamentavelmente esta triste e injusta mentalidade ainda existe hoje em nossas universidades, embora amplamente desmentida pelos historiadores modernos.

Com a expressão "Idade Média", os iluministas queriam pejorativamente caracterizar o período da Língua Latina que vai da Idade Clássica antiga no século V ao renascimento da mesma no século XV. Para esses pseudo "iluminados", a Idade Média estava entre duas épocas áureas ( entre os séculos V e XVI ), e seria uma fase apagada ou "decadente" na história do idioma latino entre 476 e 1453. A palavra Gótico era usada como sinônimo de bárbaro, algo absurdo. O protestantismo infelizmente reforçou esta mentalidade pejorativa.

 
Voltaire

No século XVIII, o Iluminismo repetiu as mesmas sentenças, como vemos nos escritos de Voltaire, Montesquieu, D' Alembert... acusando a Igreja de promover a superstição e a ingenuidade da mente. Mas no século XIX a historiografia do romantismo reconheceu os valores medievais. Esses iluministas, paradoxalmente se apropriaram das universidades nos século XVII e XVIII, QUE FORAM CRIADAS PELA IGREJA, como se fossem seus fundadores para atacar a Igreja.

Em 1688, o historiador alemão Cristóvão Keller ( Cellarius) na sua "Historia da Idade Media", adotou pela primeira vez este nome.

A maioria das pessoas que falam sobre a Idade Média, nunca a estudaram devidamente; apenas a conheceram por sua "má fama", propagada pelos adversários da Igreja, alguns revoltados professores de colégio e universidades. A única idéia que têm dela é de um período de execuções, massacres, cenas de violência, fome, epidemias... É frequente ouvirem-se observações como: "Não estamos mais na Idade Média" ou "É uma mentalidade medieval, obscurantista".

A historiadora Régine Pernoud, especialista francesa em estudos medievais, desmentiu cientificamente essa mentalidade errada e perversa no seu livro "Lumière du Moyen-Age", publicado em 1945, que mereceu-lhe o prêmio "Fémina Vacaresco" de Crítica e História. Em 1978, a autora editou "Pour en finir avec le Moyen-Age", obra que lhe valeu o prêmio "Sola-Cabiati" da cidade de Paris e a consagração da crítica como sendo uma das mais notáveis conhecedoras da Idade Média. Tal obra foi traduzida para o português com o título "Idade Média: O que não nos ensinaram", pela editora Agir, SP.

Eis as palavras com que a historiadora medievalista conclui seus estudos sobre os costumes dos cidadãos da Idade Média: "Do conjunto sobressai uma confiança na vida, uma alegria de viver do que não encontramos em mais nenhuma civilização. Essa espécie de fatalidade que pesa sobre o mundo antigo, esse teor do Destino, deus implacável ao qual os próprios deuses estão submetidos, o mundo medieval ignorou-a totalmente". ( Pernoud, 1997 ).

Na verdade, os mil anos da Idade Média ( 476-1453 ) foram uma fase valiosa e rica da historia da humanidade, onde a nossa civilização ocidental, hoje preponderante, foi "preparada e moldada pela luz de Cristo". Os cristãos medievais salvaram o que havia de bom na cultura greco-romana, após a invasão dos bárbaros, e a desenvolveram de modo cristão, lançando as bases da nossa civilização moderna.

A cultura predominante em nossos dias é a ocidental, e esta tem sua origem na Europa medieval moldada pela Igreja. A época moderna não surgiu a partir do nada; seus valores foram cultivados na Idade Média; como então esta época poderia ser negativa? A Idade Média é a raiz boa da nossa Civilização Ocidental; e não, como querem alguns, a decadência do mundo romano antigo. A Idade Média berçou o mundo moderno.

O historiador agnóstico Will Durant ( 1950 ), defende a Igreja: " A causa básica da regressão cultural não foi o Cristianismo, mas o barbarismo; não a religião, mas a guerra. O empobrecimento e ruína das cidades, mosteiros, bibliotecas, escolas, tornaram impossível a vida escolar e científica. Talvez a destruição tivesse sido pior se a Igreja não tivesse mantido alguma ordem na civilização decadente." " Muito antes que as escolas leigas surgissem no século XII. a Igreja já mantinha escolas nos centros urbanos e nos mosteiros. É raríssimo encontrar um intelectual medieval que não tenha aprendido as primeiras letras num mosteiro. O gênio da filosofia medieval, Tomás de Aquino, iniciou seus estudos na Abadia de Montecassino, em 1230, com cinco anos de idade, sob orientação dos monges beneditinos, entrando para a Ordem dos Dominicanos, em 1244. O grande poeta florentino e maior poeta italiano, Dante Alighieri, estudou inicialmente no Convento de Santa Croce, em Florença, sob orientação dos franciscanos. Se Dante foi o intelectual de primeira categoria, é porque foi educado em boa escola. Isto é prova de que este período não era um "período de trevas".

Foi um monge católico, o inglês Alcuín, ministro de Carlos Magno (+814) quem estabeleceu um programa de estudos para as escolas da época medieval, explorando as ditas Sete Artes: o "Trivium", que abrangia as três matérias de ensino literário: gramática, retórica e dialética; e o "Quadrivium", que abrangia as quatro matérias de ensino científico: astronomia, música, aritmética e geometria.

Durante o Renascimento promovido pelo o imperador Carlos Magno foi confiada à Igreja Católica a tarefa de educar o povo, através de escolas dos monges e de escolas catedrais. ( Souza T. F., 2007 ).

Felipe Aquino

Título Original: Visão deturpada sobre a Idade Média


Editado por Henrique Guilhon

A autorização para a publicação deste trecho, foi concedida pelo autor via email.

2 comentários:

  1. Olha,
    eu sou católica e com muito orgulho. Mas eu aceito que a minha igreja não é perfeita e quem é perfeito é apenas o seu fundador(Deus). Sabemos que somos governados por seres humanos e não são perfeitos.Ou você pensa que o papa nunca errou? Ou o padre da nossa paróquia também é? Só porque meia dúzia de pouquíssmos historiadores ou o seu caso esse engenheiro(Prof. Felipe Aquino)falam isso e não tem provas não adianta nada. O que sei é que professores que falam sobre " a idade das trevas" tem documentos escritos, instrumentos preservados, datas e pesquisas com fatos provados. Não estou sendo uma herege ou uma pessoa de pouca fé, mas admito que faço parte de uma instituição que errou mas se arrependeu e seguiu em frente. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nick R Turner.
      Infelizmente, percebo que o seu “ser católica”, é o da grande maioria dos que se dizem católicos. Você começa seu comentário já demonstrando um certo desconhecimento até mesmo do que é a Igreja. Você diz que “aceita” que “sua Igreja” não é perfeita. Pergunto a você: será mesmo que Jesus sendo perfeito, aliás, perfeitíssimo, pode criar algo imperfeito?
      Pois eu lhe digo, minha cara, que “sua Igreja” é sim, perfeita, porque edificada pela própria perfeição, embora seus membros sejam imperfeitos, até mesmo o Papa, que pode sim, errar pessoalmente, mas nunca doutrinalmente, onde se sabe que o Espírito Santo é quem o conduz no magistério desta Igreja, pois a verdade é só uma e tem que prevalecer. Você já ouviu algum Papa revogando decisões, decretos... de Papas anteriores? Isso nunca acontece porque é o Espírito quem a dirige e não permite nela, “imperfeições”, embora muitos de seus membros já erraram, até vergonhosamente, e quando o Papa J.Paulo II pediu perdão, foi pelos “filhos (membros) da Igreja” e não pela instituição. E se você ouviu o contrário, e certamente fora da Igreja, onde não se está “nem aí” para a “verdadeira verdade”... é estranho o seu jeito de “ser católica”, em que acredita e aceita com tanta facilidade o que o mundo diz, sem procurar o que o Espírito Santo diz na “sua Igreja”. Você acha mesmo que neste mundo, onde o príncipe é o demônio, tudo o que você ouve e ouviu da “sua Igreja” ainda que “provados”, são realmente verdadeiros? A Igreja, minha cara, é intensamente combatida pelo inimigo, 24hs sem parar, e este inimigo sujo e imundo se utiliza de todo e qualquer meio para atacá-la, e muitos de seus filhos que se “orgulham em ser dela”, são os primeiros a abrirem suas portas de credulidade.
      Vou lhe dizer o que está acontecendo: a Igreja ( os seus membros ) estão sendo purificados, a separação do joio do trigo já está começando, a verdade aos poucos está brotando... você diz que o prof. Felipe não apresenta provas suficientes neste trecho de livro apresentado. Não sei se você observou, eu falei que o presente artigo é o trecho de “um livro”, e, apesar de ser apenas um trecho, o autor mostra sim, concretas referências. As provas a que você se refere dizendo serem apresentadas por “pouquíssimos historiadores”... aconselho você a ler este livro. Verá que em sua biografia, há inúmeras fontes, muitas vezes de pessoas não ligadas a Igreja, pra não se dizer que estejam “puxando o saco” da mesma. Ainda falando de sua expressão “meia dúzia de pouquíssimos historiadores”: Jesus escolheu apenas 12 apóstolos no meio de uma imensidão de sínicos, puxa sacos, falsos profetas, falsos juízes... e hoje o resultado é a Sua Igreja, que caminha em meio a leões de toda espécie. Interessante, não?
      Pra finalizar, lhe deixo um conselho: antes de você falar de alguém ou algo, procure conhecer verdadeiramente e a fundo este alguém ou algo. Deus lhe conduza.

      Excluir

Exibir comentário