A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A história do Youcat, catecismo jovem da Igreja católica






YOUCAT

Uma iniciativa de base torna-se o
Catecismo da Juventude da Igreja Católica
  
     Um incidente bastante embaraçoso em 2005 tornou-se o nascimento de YOUCAT. Na apresentação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica em Viena, pelo Cardeal Schönborn, um jornalista desiludido disse: "Eminência, eu queria comprar o catecismo para os meus filhos que estão crescendo, mas é totalmente incompreensível para os jovens. Por isto eu não vou comprá-lo." Esta afirmação suscitou um evento provavelmente único na igreja. O YOUCAT iniciativa popular, graças ao patrocínio do Cardeal Schönborn, tornou-se o Catecismo da Juventude da Igreja Católica! Ele foi publicado um tempo, em  22 línguas em 50 países e 700. 000 exemplares estiveram nas mochilas  dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude em Madrid.
      YOUCAT, o livro amarelo, aparece como um Guia de Viagem-Through-theFaith, e pretende ser exatamente isso. Originou-se da iniciativa privada de quatro autores: dois padres, Johannes Eltz, agora pastor de Frankfurt, e o Dr. Christian Schmitt, pároco da comunidade Emanuel e da diocese de Muenster, e dois teólogos leigos, Bernard Meuser, diretor da editora Pattloch e autor de livros sobre temas espirituais, e Michaela Heereman, jornalista e escritora, ambos casados ​​e pais de várias crianças.
      Quem elaborou o YOUCAT foi uma única equipe de 52 jovens entre as idades de 15 e 25, à igreja engajados e não-frequentadores de igreja, católica e protestante, aprendizes e estudantes, em dois acampamentos de verão em 2006 e 2007, que colheram seu extrato através do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica com a ajuda dos autores. Durante cinco dias, 6 a 8 horas por dia, eles leram e discutiram o ensinamentos da Igreja, em 4 grupos de acordo com as categorias de uso tópico. Suas faltas de entendimento manifestadas abertamente, suas duras críticas à difícil terminologia teológica, suas questões existenciais, e seus crescentes interesses em massa pelas questões teológicas que inspirou esforços dos autores para descrever o depósito da fé da Igreja de forma relevante e atraente para os jovens.
       A gênese do YOUCAT é também a razão para seu sucesso. Ele tem perguntas abertas e respostas muito pessoais obtidas em conversas entre os elaboradores das questões e os clérigos, por exemplo: "O que exatamente é a castidade? O que está errado com a contracepção? Depois, há a colisão entre o sentimento de uma linguagem moderna e expressão de um lado e imagens bíblicas de um outro. Por exemplo, "Igreja como a Noiva de Cristo"? A resposta: que Jesus ama cada pessoa tanto quanto um noivo amaria sua noiva, embora seu amor é muitas vezes não correspondido, levou à reflexão de grandes e intensas discussões sobre como cada pessoa poderia tornar-se mais capaz de sentir seu amor e devolvê-lo.
       Para aqueles que querem dar o YOUCAT como um presente, para usá-lo, para grupos, para o crisma, para os que servem no altar, os catecúmenos ou amigos, ele ou ela devem também dar de seu tempo como um parceiro de diálogo, como um testemunho pessoal de fé. 
       O YOUCAT é apenas um abridor de uma porta. O companheiro que caminha com a pessoa, por aquela porta aberta para um futuro de fé que é tão importante. Tal como acontece com os discípulos de Emaús .

Mensagem de Bento XVI sobre o Youcat para os jovens

"Estudai o catecismo! Esse é o desejo do meu coração. Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes namorando, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Tendes de saber o que crerdes. Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação".

Site: Youcat.org
Editado e adaptado por Henrique Guilhon

2 comentários:

  1. Creio que na elaboração do You Cat há um certo exagero na simplificação. Existem pontos em que a doutrina é exposta de uma forma obscura, sendo facilmente alvo de interpretações errôneas.E a linguagem é vulgar demais para tratar de questões sagradas.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sinceramente não notei estes detalhes no YouCat. Ele foi elaborado por uma equipe séria, inclusive nas traduções. Aconselho a você a entrar em contato com os elaboradores do YouCat: http://www.youcat.org/pt.html , e expor sua opinião. Se eles detectarem alguma falha real, devem procurar corrigi-la.
    A Paz de N S Jesus e N Mãe Maria.

    ResponderExcluir

Exibir comentário