A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A mudança de época pede nova juventude


Emanuel Stênio
Foto: Fotos CN/ Natalino Ueda

Emanuel Stênio

Como é bom estarmos aqui, nestes dias de encontro para os voluntários da JMJ Rio 2013, para sermos cuidados por Deus.

Durante a Jornada Mundial da Juventude nós, na condição de voluntários, iremos nos gastar atendendo aos milhões de jovens que estarão aqui no mês de julho para esta Jornada. Mas, agora, Jesus convida a cada um de vocês para descansar n'Ele durante estes dias. Somos convidados a nos abastecermos com a Sua Palavra.

Quero começar esta palestra afirmando que fiquei imensamente feliz com o tema que me foi passado: uma juventude nova para uma mudança de época.

Estamos vivendo a nossa juventude numa sociedade hedonista, consumista e distanciada dos valores cristãos. Se antigamente já era difícil viver a santidade “nadando contra a correnteza”, imagine nos dias atuais! Mas fomos chamados exatamente para esta época, meus irmãos!

Foi para este momento da história que Deus nos escolheu. Não é por acaso que Deus selecionou você para servir durante esta Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro.

Quero compartilhar com você, durante esta palestra, sobre alguns jovens que fizeram a diferença em seu tempo. Trago aqui o exemplo de Josué, um jovem que ajudou a Moisés à frente do povo escolhido.

A Palavra de Deus nos traz este belo relato: “Javé falava com Moisés face a face, como um homem fala com o amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento, enquanto seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da tenda” (Êxodo 33,11).

Este jovem estava sempre ao lado de Moisés. Era um jovem fiel e temente a Deus. Jovem de oração. E Deus o escolhe para suceder a Moisés e introduzir o povo de Israel na Terra Prometida.

O livro de Josué nos atesta o seguinte:

Depois da morte de Moisés, servo de Javé, Javé falou a Josué, filho de Nun, auxiliar de Moisés: "Meu servo Moisés morreu. Agora levante-se e atravesse o rio Jordão, com todo este povo, para a terra que eu vou lhes dar. Todo lugar que a planta dos pés de vocês pisar, eu o dei a vocês, conforme prometi a Moisés. O território de vocês irá desde o deserto até o Líbano, e desde o grande rio Eufrates até o mar Mediterrâneo, no ocidente. Ninguém poderá resistir a você durante toda a sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei também com você: nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado. Seja firme e corajoso, porque você fará esse povo herdar esta terra que jurei dar a seus antepassados. Apenas seja firme e corajoso, para cumprir toda a Lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos. Que o livro dessa Lei esteja sempre em seus lábios: medite nele dia e noite, para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Desse modo, você será bem-sucedido em seus empreendimentos e sempre terá sucesso. Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não se acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá" (Josué 1,1-9).

Para aquela mudança de época, na qual o povo eleito estava sendo introduzido na Terra Prometida, Deus colocou aquele jovem à frente do Seu povo. E Josué conquistou inúmeras terras para o povo de Deus.

O Senhor hoje está dizendo a você, jovem, chamado a enfrentar esta mudança de época: “Seja firme e corajoso!” Seja forte em Deus! Seja forte e corajoso com a sua Igreja. Seja forte e corajoso ao lado de Maria, a nossa Mãe e Mãe da Igreja.

Você quer ser este “jovem certo para a época certa”? Então não se afaste da presença de Deus! Aprenda com o exemplo do jovem Josué. Tenha a certeza de que você não combaterá sozinho. Deus caminha ao seu lado.

"Jovem, seja forte e corajoso!", exorta Emanuel em sua pregação no Encontro JMJ Voluntários
Foto: Fotos CN/ Natalino Ueda



Há um outro jovem que nos serve como exemplo: Davi. Em I Samuel 16, está escrito que Deus ordenou ao profeta Samuel que ungisse como novo rei de Israel a um dos filhos da casa de Jessé, situada em Belém, e que o Senhor indicaria quem era o Seu escolhido. Acompanhe comigo:

Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou: "Certamente é esse que Javé quer ungir!" Javé, porém, disse a Samuel: "Não se impressione com a aparência ou estatura dele. Não é esse que eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração". Jessé chamou Abinadab e o apresentou a Samuel. E Samuel disse: "Também não foi esse que Javé escolheu". Jessé apresentou Sama, mas Samuel disse: "Também não foi esse que Javé escolheu". Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel respondeu: "Não foi nenhum desses que Javé escolheu". Então Samuel perguntou a Jessé: "Estão aqui todos os seus filhos?" Jessé respondeu: "Falta o menor. Ele está tomando conta do rebanho". Então Samuel disse a Jessé: "Mande buscá-lo, porque não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar". Jessé mandou chamá-lo e o fez entrar: era ruivo, seus olhos eram belos, e tinha boa aparência. E Javé disse: "Levante-se e unja o rapaz, porque é esse" (I Samuel 16,6-12).

Glória a Deus por esta Palavra! Deus escolheu aquele que era o mais novo, aquele que ninguém dava nada por ele. Mas Deus tem as Suas escolhas... E saiba: Ele escolheu a você, meu irmão! Louve a Deus por esta escolha.

Após esta escolha, Davi vai levar alimento – a pedido de seu pai Jessé - para seus irmãos que estavam em guerra com os filisteus. Ele ainda era muito novo para fazer parte das fileiras do exército de Israel. Mas o mais bonito é ver que ele obedece ao seu pai e, mesmo sendo o ungido do Senhor, ele leva comida para os seus irmãos. Davi se coloca à serviço. E isto é um importante ensinamento para nós: se você quer servir neste JMJ só para querer “aparecer”, se você quer exigir certos direitos perante Deus porque faz parte de tal ministério, de tal pastoral, e se esquece de servir a Deus por amor, saiba que você está completamente equivocado. É preciso se colocar à serviço dos irmãos por amor.

E Davi, se depara com aquela cena: Golias afrontando os israelitas. E quantos são os que afrontam os filhos de Deus! Mas não tenha medo, meu irmão! Não hesite em testemunhar que você é um jovem cristão. Não se envergonhe de carregar o seu crucifixo, a sua Bíblia e de manifestar a sua fé em Jesus Cristo.

Como o irmão mais velho de Davi, Eliab, que criticou a Davi pelo seu comentário, assim também temos nos deparado com muitas pessoas que criticam, tentam minar a fé dos “irmãos mais novos” e não acreditam na força do jovem. Mas não desista, jovem! Permaneça fiel à inspiração que Deus lhe deu.

Davi não desistiu. Ele se apresenta diante do rei Saul e vai enfrentar o gigante Golias usando apenas a sua funda e algumas pedrinhas escolhidas cuidadosamente na beira de um riacho. Jovem, você deve enfrentar suas lutas munido das armas espirituais. Não são com armas humanas, não! São as armas do Espírito que nos preparam para enfrentar o gigante adversário que investe contra nós.

Davi tinha consciência de que aquele guerra pertencia ao Senhor. Portanto, a vitória em Deus era certa! Meus irmãos, esta Jornada Mundial da Juventude pertence ao Senhor. E nós estaremos participando dela na certeza da vitória do Senhor na vida de tantos jovens.

Mas deixo aqui um alerta: jovem, não lute por lutar. Não lute desejando fazer uma mera “revolução”. Isto é certeza de fracasso. Nós precisamos lutar com o mesmo ideal de Davi: para defender o nome do nosso Deus que tem sido tão ofendido, para defender nossos irmãos que estão sendo atacados em sua fé. Você entendeu? Lute pela sua Igreja. Lute pela sua fé!

E, no Novo Testamento, vemos um outro jovem que é modelo para nós: Timóteo, um grande colaborador de Paulo. A Palavra de Deus nos traz este belo ensinamento: “Que ninguém o despreze por ser jovem. Quanto a você mesmo, seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. Esperando pela minha chegada, dedique-se à leitura, animação e ensinamento” (I Timóteo 4,12-13).

Jovem, seja um modelo para os outros! Não entregue os pontos. Não viva uma vida medíocre! Seja um exemplo para os demais pelo amor, pela castidade, pela fé. Leia a Bíblia. Leia o Catecismo da Igreja Católica. Estude a respeito da Doutrina Católica. Deus o chama para ser um jovem santo diante de uma sociedade na qual tantos jovens estão morrendo no pecado, na libertinagem, no alcoolismo, nas drogas.

Jovens voluntários da JMJ durante a pregação de Emanuel Stênio na Canção Nova
Foto: Fotos CN/ Natalino Ueda

Ser um voluntário da JMJ não é um “status”. Mas é um chamado, um serviço, e mais ainda: um pretexto de Deus para suscitar lideranças jovens para esta mudança de época. Jovens que se deixam usar por Deus para serem modelos de santidade nos dias atuais, serem jovens segundo o coração de Deus.

Além destes jovens da Bíblia – e tantos outros que não citei por causa do tempo da pregação – temos também tantos jovens santos em nossa Igreja. E eu quero estar entre esses jovens santos! Quero ser este jovem santo, pois a Igreja necessita do testemunho de jovens que têm a coragem de “nadar contra a correnteza” e se colocar à serviço do Reino de Deus.

E não pense que isso será fácil... Pois “quem se expõe também se compromete”, como disse meu irmão Dunga tantas vezes em suas pregações. Você será tentado a se desviar do reto caminho. Mas não se esqueça, jovem: Deus chamou você a ser uma sentinela e a testemunhar com a própria vida que a santidade é possível.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira (@alexandrecn) 

--------------------------------------------------------------
Emanuel Stênio 

Missionário da Canção Nova.

Título Original: Uma juventude nova para uma mudança de época 


Site: Canção Nova Eventos
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário