A Igreja é a coluna (mestra) e sustentáculo (preservadora) da verdade – 1º Tim 3,15

~~~~~~~~

É importante falar de Deus, das coisas de Deus, sem tirar os pés do mundo, pois estamos nele, embora que não sejamos dele. O Viver em Deus, fala de Deus, dos fatos da Igreja, do meio cristão católico. O Viver em Deus não é fechado em si mesmo, portanto faz também a apresentação de obras de outros sites católicos, o que, aqui, mais se evidencia, no intuito da divulgação e conhecimento dos mesmos. UM BLOG A SERVIÇO DA IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Sejam todos bem - vindos!

~~~~~~~~

Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la.

Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, e outros tantos absurdos. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

~~~~~~~~

Notas Importantes

*O marcador “IDOLATRIA”, na seção TEMAS, abaixo, à esquerda, assim está exposto com a função de desmentir as acusações de idólatras aos católicos, outras vezes também denunciando que estes próprios acusadores cometem a idolatria ao dinheiro, entre outras.

*Os anúncios que aparecem neste blog podem porventura não serem compatíveis com a doutrina católica, por escaparem da filtragem do sistema. Aconselha-se a quem se incomodar com estes anúncios, atualizar a página do blog até que eles sejam modificados.

*Ao usar o telemóvel escolha a opção “visualizar versão para a web”, localizada abaixo da opção “página inicial” , para que sejam utilizados todos os recursos apresentados na página como vista no computador.

~~~~~~~~

Para uma melhor visualização, abra o zoom de sua tela em 90%, ou de acordo com o seu encaixe

Tradutor

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Somente as boas obras, tornam o Espiritismo do agrado de Deus?




Voz da Igreja

O leitor Fábio Gomes enviou-nos a seguinte mensagem, no post "Biografia de Allan Kardec e as origens do espiritismo":

"Naturalmente, como conhecedor (embora veja no seu blog um desserviço aos católicos - e quiçá ao mundo) das boas novas do Cristo, falta-lhe a caridade. Caso contrário, utilizaria este espaço para divulgar as boas ações que os 'ignorantes' do espiritismo praticam. Pois, como é dito em Tiago 2:14-26: 'Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?'.

Poderia ocupar horas falando apenas da sua biografia equivocada sobre Kardec (só um detalhe: NÃO EXISTE KARDECISMO), mas, vou citar apenas duas obras que superam qualquer comentário preconceituoso seu: Casas André Luiz (cuidam de crianças com todo tipo de deficiência mental, entre outros) e Mansão do Caminho (mais de 33 mil crianças formadas).

As duas obras, dirigidas por espíritas, fazem o bem sem perguntar cor, credo ou origem. Mas, já que a questão é filosófica, permita-me esclarecer: não existe espiritismo 'kardecista', de 'mesa branca' ou qualquer outra qualificação. O que existe é o espiritismo codificado (sem aspas) por Allan Kardec. Ele adotou este nome para que não fosse confundido com a sua obra como educador (dê informações corretas). Nem pesquisadores da sua biografia sabem ao certo as disciplinas nas quais professava. Prefiro crer que não haja má fé do seu lado.

Infelizmente o seu conhecimento de história parece não se aprofundar muito. Não lhe ocorreu como o Cristianismo foi fundado? Não lhe ocorreu que as manifestações que Jesus mostrou chocou aos fariseus? E que estes foram seus maiores opositores? O senhor agora ocorre talvez no mesmo erro.

Será que uma biografia de Jesus por uma pessoa que seja judeu ortodoxo (apenas como referência, sem julgamento de valor) terá valor? Ou melhor ainda, um médico que escreve um livro de mecânica. Ou um mecânico falando de botânica. É preciso deixar claro que esta é a SUA opinião e não a pesquisa de alguém isento. Nas fileiras do espiritismo há médicos, engenheiros, filósofos, juizes... São pessoas ignorantes, por assim dizer. Sugiro que para falar sobre espiritismo, estude as obras básicas. São seis livros. Mas, ainda que para difamar, terá base. Conhecimento de causa. O senhor cita León Denis em sua referência bibliográfica, mas, é claro que não leu senão a capa.

Quer fazer um serviço de verdade e que ajude a todos? Divulgue os ensinamentos de Jesus. Mostre pelo exemplo como podemos ser grandes. Como nos amamos uns aos outros. Veja em Mateus 22:35-40 o que ele quer de nós. É isto que deveria unir a todas as religiões.

Fiquem em paz."

Prezado Fábio Gomes,

Você diz que falta-nos caridade, mas, antes de qualquer coisa, saiba que nós respeitamos os espíritas, e também respeitamos o direito que cada cidadão tem de escolher a sua própria religião e suas crenças. Ocorre, porém, que o espiritismo, segundo o cristianismo de sempre, é uma doutrina equivocada (para dizer o mínimo): simplesmente por isso, é justamente o nosso compromisso com a Caridade e com a Verdade que nos leva a trabalhar pelo esclarecimento de todas as pessoas de boa vontade que chegam a este nosso apostolado.

Um problema importante a ser esclarecido é o seguinte: para os espíritas, a única coisa que importa são as boas obras. Ainda que eu não tenha fé, ainda que eu renegue o próprio Deus, se eu ajudar alguém, se eu der esmolas e/ou participar em algum serviço social, isso basta. Para nós, católicos, é exatamente o contrário: cremos que precisamos, em primeiríssimo lugar, da Fé e da Comunhão com Deus, e são esta Fé e esta Comunhão que, quando verdadeiras, nos levam a praticar as boas obras.

Falando em boas obras, se você quer um exemplo de ser humano que encontrou Deus, e através deste encontro transformou toda a sua vida em grande obra de caridade, eu posso lhe apresentar Santo Padre Pio de Pietrelcina, São Luiz Orione, São Maximiliano Maria Kolbe, São Vicente de Paulo, São João Bosco, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce dos Pobres, Cardeal Van Thuan, etc, etc, etc...

Todos esses e muitíssimos outros dedicaram suas vidas pelo bem dos sofredores, muitos chegando a sacrificar, literalmente, suas vidas, e nenhum deles deturpou a verdadeira Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, como fazem os espíritas.

Sim, a Igreja tem milhares de exemplos maravilhosos de vidas dedicadas ao bem do próximo, e se você quiser conhecer um exemplo de santo vivo, procure o Padre Gianpietro Carraro, sacerdote italiano radicado no Brasil, ou a Irmã Cacilda da Silva Leste, fundadores da Missão Belém. Se você estiver em São Paulo, convido-o a conhecer os trabalhos realizados no “Arsenal da Esperança”, uma casa católica de acolhida para pessoas em situação de rua que presta serviços absolutamente exemplares em diversos países. Uma visita a um lugar desses sem dúvida poderá lhe abrir a mente. Procure conhecer também os trabalhos da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor, do Povo de Rua, do Idoso, etc... Nenhuma dessas obras pergunta raça, credo ou cor de ninguém para prestar assistência. Se para você o que pesa são as obras de caridade, compreenda que nenhuma religião ou instituição do mundo fez e faz tanto quanto a Igreja Católica (veja dados oficiais aqui).

Mas não há sentido em discutirmos "quem faz mais", aqui. Importante é entender que a Salvação nos é dada de graça, pela Graça, por meio da Fé, e não pelas obras. As obras são consequência da Fé. E já que você pinçou algumas passagens bíblicas fora de contexto para tentar legitimar o seu pensamento, eu digo que a Bíblia Sagrada é um conjunto coeso, cuja Mensagem precisa ser compreendida integralmente. Agora veja o que a Bíblia Sagrada realmente diz:

"Estando nós ainda mortos em nossas faltas, Deus nos vivificou juntamente com Cristo; pela Graça sois salvos. (...) Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua Graça pela sua Benignidade para conosco em Cristo Jesus.Porque pela Graça sois salvos, por meio da Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie." (Efésios 2,5-9)

Outro ponto: sim, eu sei bem que não existe "kardecismo", e foi exatamente por isso que eu tive o cuidado de usar a expressão entre aspas, no meu texto. Já frequentei espiritismo, concluí cursos e li praticamente toda a bibliografia do Kardec, muito do que escreveu o Chico Xavier e também alguns outros. Mas você deve saber que o termo "kardecismo" foi criado pelos próprios espíritas, numa tentativa de se diferenciarem dos praticantes do chamado "baixo espiritismo", que inclui todo tipo de seita que prega a necromancia (incluindo aí o satanismo).

E sim, eu uso aspas para falar em "codificação" do espiritismo, por uma simples questão de honestidade intelectual: o que os espíritas pomposamente chamam de "codificação" na realidade não passa de uma "salada" teológica, filosófica e ideológica absolutamente indigesta e sem sentido, na qual Kardec misturou a crença hindu da reencarnação com alguns princípios cristãos e uma falsa "aparência cristã" (para facilitar a aceitação na Europa de mentalidade cristã do seu tempo). Só isso e nada mais. Não há "codificação" alguma aí.

Quanto ao uso da palavra "ignorância", observe bem que não fui eu o primeiro a usá-la, e sim um leitor anônimo inconformado com o nosso artigo. Quando falei em ignorância, estava me referindo (obviamente) à ignorância teológica. Você diz que o espiritismo agrega médicos, juízes, engenheiros... Bem, um médico entende de medicina, um juiz de leis e um engenheiro de engenharia... Nenhum deles está "oficialmente" abalizado para falar de religião, espiritualidade ou teologia.

Por outro lado, um estudo abalizado, honesto e bem fundamentado a respeito de um determinado assunto, - citando fatos que são de conhecimento público, - sem dúvida é válido. Não é a mesma coisa que "um médico falando sobre mecânica". Para afirmar que o Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da República do Brasil eu não preciso ser diplomado em História. Dizer que o espiritismo fundamentou-se nas experiências das irmãs Fox, por exemplo, e que as duas acabaram por reconhecer as suas fraudes, é citar fatos: qualquer pessoa pode comprová-los, e inclusive constam nos documentos e registros da própria sociedade espírita da época. Estudar opiniões diversas é mais do que válido, é necessário. Se um autor judeu ou protestante devidamente capacitado, isento de proselitismo, escreve um livro de História, citando a Igreja Católica com honestidade e coerência, esta obra tem o mesmo valor que a de um autor católico, budista, ateu, hindu... No artigo que você comenta, estamos falando das origens do espiritismo, de fatos que são de conhecimento público, e citamos as nossas fontes. São simplesmente informações históricas e factuais. Aqueles que se interessarem, podem e devem aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, e chegar às suas próprias conclusões.

Agora imagine se, para formar opinião sobre o espiritismo, eu tivesse que me ater única e exclusivamente às opiniões dos autores espíritas! Que valor teria o meu estudo? Claro que todos os autores espíritas defendem o lado da história que lhes convém. Basta observar que todos insistem na questão das obras de caridade praticadas nas casas espíritas, e deixam as questões científicas, filosóficas e teológicas para segundo, terceiro ou quarto plano. Eu mesmo cresci lendo opiniões de autores os mais diversos sobre a Igreja Católica. Procurei conhecer detalhadamente tudo o que se dizia contra ela: apostasia, inquisição, simonia, venda de indulgências, pedofilia, corrupção...

Estudei a respeito de todos esses assuntos, e tantos outros, por meio de autores principalmente protestantes e ateus. Todas as informações adquiridas, juntamente com o estudo comparado de obras realmente científicas imparciais, me levaram à uma só e inapelável conclusão: a Igreja foi e tem sido gratuita e injustamente odiada e caluniada, desde a sua fundação por Jesus Cristo. A história verdadeira da Igreja é muito diferente da maquiagem que tentam lhe impor os seus inimigos. Pecados houveram, assim como padres e bispos criminosos, e até péssimos Papas. Mas os atos dos filhos da Igreja não podem, de modo algum, serem confundidos com a sua legítima essência, e nem denegrir a Doutrina desta mesma Igreja. Os erros de alguns traidores não representam e nem podem representar a Igreja. Isto seria o mesmo que dizer que, por causa do crime de alguns cidadãos, toda uma grande nação merecesse ser considerada criminosa. Em Teologia, como no Direito, dá-se a essa confusão de coisas o nome de argumento ad hominem (afirmar ou negar uma proposição usando de uma crítica ao seu representante, e não ao seu conteúdo em si: o representante pode ser indigno, mas a proposição, se for verdadeira, permanece verdadeira).

Ainda sobre a Igreja Católica, eu li também uma infinidade de artigos produzidos por autores espíritas, inclusive (para o meu desgosto) aquilo que um certo "espírito de luz" ditou ao "maior médium brasileiro" no livro "Emannuel": nele, Chico Xavier pretende relatar casos verídicos que o próprio "espírito Emmanuel" lhe teria relatado sobre a Igreja Católica. São calúnias atrás de calúnias, cada qual mais absurda que a outra, e todas podem ser facilmente desmentidas. De fato, são as mesmas afirmações proferidas por Alan Kardec, que, por sua vez, retirou tais afirmações de autores anticatólicos da época da Revolução Francesa e do racionalismo francês. São erros extremamente grosseiros, e eu já tratei do assunto neste artigo.

A mesma experiência eu não realizei quando frequentei e estudei o espiritismo. Durante o tempo em que procurei conhecer a doutrina espírita, mesmo com toda a minha boa vontade (eu queria, e muito, que fosse tudo verdade!), as incoerências e desonestidades eram evidentes, e foram tornando-se importantes demais para serem ignoradas. Por isso abandonei este caminho. É assim que se forma opinião: buscando, estudando, - e também, muito importante, quando se trata de religião, pedindo o auxílio divino, - e procurando conhecer a verdade dos fatos, analisando todos os lados e opiniões disponíveis.

Parece que para alguns é difícil entender que quando um cristão minimamente preparado demonstra os erros de quaisquer outras religiões, seitas ou filosofias, - numa página como esta, que é dedicada principalmente a leitores cristãos, - o que ele está fazendo é imitar o exemplo de Cristo. Sim, este mesmo Cristo que não chamou os fariseus hipócritas de "bonitinhos", mas sim de... Hipócritas! Falar a verdade é simples assim. Jesus chamou aqueles que deturpavam a Palavra de Deus de "hipócritas", "raça de víboras", "sepulturas podres por dentro" e outras coisas desse tipo. Expulsou os vendilhões do Templo abaixo de chibatadas!

Jesus nunca foi "politicamente correto" e nem estava preocupado com "a união de todas as religiões". Sabe por quê? Porque a Verdade não compactua com a mentira, ainda que seja uma mentira bonita, agradável, que leve consolação aos desesperados... A Verdade sempre será a verdade, e a mentira continuará sendo mentira, por mais que se tenha boa vontade para com ela, e por mais que seja enfeitada com palavras bonitas e atos piedosos.

Enquanto uma doutrina pregar a "reencarnação" e a "evolução do espírito"(sic), negando a Divindade de Jesus Cristo, - entre outras coisas, - jamais será compatível com o cristianismo pregado pelo próprio Jesus Cristo. Podemos (e devemos) coexistir e conviver com respeito mútuo, em paz, mas a "união" é impossível. Se eu aceito a validade do espiritismo enquanto doutrina, já deixei de ser cristão.

Agradecemos por sua mensagem e desejamos do fundo do coração que o senhor alcance a Luz da Verdade.

Henrique Sebastião
Apostolado Voz da Igreja

Título Original: A Verdade, as boas obras, o cristianismo e o espiritismo


Site: Voz da Igreja
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exibir comentário